sábado, 17 de outubro de 2009

Reflexologia



A Reflexologia surgiu na China há mais de 5000 anos. Para a cultura chinesa, os pés refletem todos os órgãos e sistemas do corpo humano, de forma que através da Reflexologia Podal é possível harmonizar o corpo e como conseqüência a mente, e está baseada na divisão do corpo em meridianos.

A Reflexologia é uma prática da Medicina Natural, uma arte suave de massagem terapêutica que através de aplicação de pressões específicas em pontos reflexos especialmente nos pés, embora também possa ser feita nas mãos, onde os reflexologistas dividem o corpo em 10 zonas verticais iguais sendo, cinco à direita e cinco à esquerda, por caminhos nervosos que terminam nas mãos e pés que correspondem à zonas diferentes do corpo.

É uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico, sendo também uma arte porque depende muito da habilidade com que o terapeuta aplica seu conhecimento e da dinâmica que ocorre entre ele e o receptor.

O Reflexologista trata a pessoa como um todo, com o objetivo de induzir um estado de equilíbrio e harmonia, visto ser uma técnica curativa holística, trata o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.

Como na Acupuntura, na Acupressão, no Shiatsu, a Reflexologia trabalha para eliminar os bloqueios nos caminhos energéticos ( meridianos) que quebram a harmonia do corpo, dando origem a doença, mas apenas com aqueles pontos existentes nos pés e nas mãos.

A pressão aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas, provocando mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

A maioria das pessoas não dá muita atenção para os pés, mas na realidade são neles que nascem três meridianos responsáveis pelo baço-pâncreas, fígado e rim e terminam três meridianos responsáveis pela bexiga, vesícula biliar e estômago.

A representação microcósmica das partes do corpo estão em diferentes áreas do organismo como na íris do olho, nas orelhas e nas mãos, porém as zonas reflexas dos pés são mais fáceis de localizar porque cobrem uma maior área e são mais específicas, e por conseqüência, mais fáceis de trabalhar.

Esta técnica ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando as áreas pouco ativas e acalmando as áreas hiper-ativas, uma forma simples e natural de garantir a sua qualidade de vida e saúde, não requerendo nenhum tipo de equipamento, usando apenas suas mãos.

Os benefícios da prática da reflexologia são muitos, pois esse tratamento induz ao relaxamento; melhora o sistema imunológico; melhora a circulação impulsionando o fluxo de sangue para todas as partes do corpo; desintoxica o organismo, eliminando os depósitos de toxinas, revitaliza a energia, acalma a mente, estimula a liberação de emoções antigas e indesejáveis, restabelecendo o equilíbrio e a saúde.

Combate e reduz o estresse; aumenta a produção de endorfinas, encefalinas e serotoninas, substâncias que combatem a dor, induzem ao relaxamento e provoca o bem-estar. O terapeuta atua como um mediador para ativar o potencial de cura do paciente.

É importante deixar claro que a reflexologia não deve substituir o tratamento médico acadêmico e tampouco seu conhecimento deve ser usado para diagnosticar doenças porque o diagnóstico é prerrogativa do médico.
******************************************
ALINE SANTOS: É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.Email- arcanjo.azul@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário