segunda-feira, 6 de julho de 2009

"O stress não é uma doença, é uma reação perfeitamente normal do organismo


"O stress não é uma doença, é uma reação perfeitamente normal do organismo e indispensável para a sobrevivência humana.
Sem adrenalina provocada pelo stress não há preparo para enfrentar uma situação de grande perigo ou uma emoção forte.
Neste caso, ocorreria à paralisação, e o ser humano ficaria sem ação. Algo extremamente desfavorável dependendo da situação”.

“Como nos ensina a Dra Alexandrina Maria Augusto da Silva Meleiro”.Alguns médicos, chamam essas doenças resultantes de stress psicológico de doenças psicossomáticas.

Doenças e sintomas psicossomáticos, geralmente são de caráter físico, produzidos por fatores neuróticos (emocionais).
Os fatores neuróticos desempenham papel importante,nenhum órgão do corpo é imune a esses problemas, que podem manifestar-se sob forma de alergia erupção cutânea e outros tipos de doença física orgânica.
Essas doenças estão relacionadas com o estômago, podendo manifestar-se por hiperacidez (azia), má digestão e até mesmo úlcera, pode, ainda, comprometer os intestinos e causar uma indisposição espástica psicossomática, podem assumir a forma de uma colite acentuada, com a formação de úlceras nas paredes do intestino.

Algumas reações ao stress são essenciais à saúde. Por exemplo, a reação alérgica resulta do mesmo mecanismo que permite a imunidade a certas doenças.
Similarmente, em qualquer doença física, a produção de certos hormônios pelas glândulas ad-renais é um recurso do organismo para combater a doença.

Acredita-se que respostas adaptacionais desequilibradas, hiperativas ou hipoativas, podem resultar em doença física verdadeira.
A alergia pode resultar do desequilíbrio de uma resposta adaptacional física.
A pressão sanguínea alta, por outro lado, é considerada por muitos, como conseqüência de hiperatividade de uma resposta de adaptação emocional.
Quando a pessoa se excita sua pressão sobe e ela torna-se mais perturbada. E se o excitamento persiste muito tempo, a pressão fixa-se em níveis altos e a pessoa fica fisicamente doente.

Por outro lado, em certas doenças, os órgãos adaptacionais reagem como se estivessem exaustos.
Por exemplo, as glândulas ad-reais podem secretar uma quantidade insuficientemente de hormônios (cortisona) e o corpo então reage deficientemente.

Isso provoca doenças como artrite ou colite. A administração de hormônios da ad-renal (cortisona) pode normalizar a situação.
A reação do stress é benéfica ou maléfica?
É basicamente benéfica, uma vez que constitui um sistema biológico de autoproteção.

Mas isso depende da intensidade da reação adaptativa; se o sistema adaptaciopnal se torna hiperativo ou adaptativo; se o sistema adaptacional se torna hiperativo ou se exaure, pode originar doença física ou mental verdadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário