terça-feira, 7 de julho de 2009

COMO ENFRENTAR O STRESS


Nos tempos contemporâneos, temos observado que o tempo está acelerado, compartilho da mesma opinião do cientista e físico alemão Schuman, autor da teoria que leva o seu nome, a qual afirma que o dia não tem mais 24 horas, tem aproximadamente 16 horas, basta observar a nossa volta para percebermos o quanto o tempo passa rápido.


Com a globalização e com o desenvolvimento da internet, temos informações a todo instante em tempo real (real time), ou seja ao mesmo tempo em que está ocorrendo um acontecimento na Índia ou Japão, estamos acompanhando todos os acontecimentos como se estivéssemos nestes locais.
Com isso o homem, esta obra inacabada, na ânsia de acompanhar a todos acontecimentos, ter domínio do conhecimento, da tecnologia, da informática.
Mergulha de cabeça sem saber qual a profundidade deste rio, ao mesmo tempo em que sente necessidade de satisfazer o seu ego, consumindo não pelo prazer, más para ocupar o vazio existencial.
O homem moderno,não tem tempo para descansar, se divertir, tudo gira em torno da competição, come lanches e toma refrigerantes ou cervejas em demasia, para não falar daqueles que fumam tanto, a ponto de acender um cigarro no outro que está terminando.


Com essa paranóia e evidente que o homem não vai agüentar por muito tempo, é como se fosse um veículo carregando mais peso do que seu limite permite, trafegando em alta velocidade, vai causar um desequilíbrio no organismo.
Os primeiros sinais do
Stress são notados quando o individuo entra em contato com sua fonte de stress, conhecida também como estressora, através do comportamento, com atitudes agressivas, alteração de humor, irritabilidade excessiva, fadiga, falta de apetite ou ingestão de alimentos por compulsão, cansaço ao levantar, distúrbios do sono(insônia ou dormir demasia), sensação de incompetência, de que não vai conseguir lidar com o que esta acontecendo, esquecimento de coisas corriqueiras (como o número de um telefone que usa com freqüência, onde pôs a chave do carro, do escritório ou de sua casa), dores de cabeça, tensão muscular, ansiedade, hiperacidez estomacal (azia) sem causa aparente, vontade de sumir para longe de tudo.


Dentre as conseqüências do stress observa-se uma baixa de auto-estima, proviniente das limitações presentes na vida do indivíduo, o que o torna fragilizado.
A palavra stress passou a ser utilizada pelo cientista austríaco Hans Selye no século XVII, que a usou para descrever um estado de tensão patogênico do organismo, fenômeno de síndrome de estar apenas doente ou síndrome de adaptação geral.


O stress pode vir de dentro do indivíduo, como os seus valores, suas crenças e forma de interpretar as situações, ou ainda, vir de fora, de outras pessoas que convivem ao seu redor, dos ambientes, principalmente do local de trabalho.
É aconselhável fazer caminhadas, principalmente em parques com árvores, lagos, durante a caminhada respire profundamente pelas narinas retendo o ar por alguns instantes, depois solte o ar lentamente pela boca, faça exercícios físicos, ginástica, pule corda, dance, o exercício físico produzirá em seu organismo endorfina em doses necessárias ao seu bem estar, fazendo com que seu organismo tenha maior capacidade de recuperação.


Se após esses cuidados preliminares não sentir que a cura ocorreu, procure um acompanhamento psicológico para averiguar as causas do stress, se houver necessidade não hesite procure também um médico.
Antes de mais nada é importante manter a calma e a certeza de que você controla a maior parte de sua vida.
Um dos pontos mais importantes que se deve observar para aprender a lidar com o stress, é justamente conseguir perceber e eliminar algumas fontes de stress que estejam ao nosso alcance.
Qualidade de vida significa muito mais do que apenas viver, pois muitas pessoas, mesmo as ricas e bem sucedidas no trabalho, ás vezes têm uma qualidade de vida péssima.

Aline Santos : é Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.

E-mail:
arcanjo.azul@hotmail.com

Vitor Donizetti dos Santos é consultor empresarial em motivação e auto-ajuda, jornalista, escritor e autor de vários artigos

vitor.d.santos@hotmail.com

Referências bibliográficas- Conhecer & enfrentar o stress, Marilda Novaes Lipp e Lúcia Emmauel Novaes Editora Contexto

Nenhum comentário:

Postar um comentário