segunda-feira, 6 de julho de 2009

O STRESS NÃO É DOENÇA - CONCLUSÃO


CONCLUSÃO:
Não aprendemos e não sabemos trabalhar com as nossas emoções, principalmente com o medo e a raiva.
As civilizações antigas aprendiam a lidar com as emoções através de rituais, trabalhavam tanto o medo como a raiva, o que fazia parte do dia a dia.

Os conhecimentos eram passados através dos rituais iniciáticos, ou passados de pais para filhos, ou ainda, de mestres para discípulos.
Na civilização atual os rituais foram banidos, o que acarretou mudanças no comportamento das pessoas, que não são preparadas para lidar com emoções como medo, raiva, agressividade, etc.,ou seja, não foram educadas para lidar com as emoções, como medo e raiva.

No cristianismo as pessoas são educadas para não sentirem raiva, com isso, tanto o medo como a raiva são mascarados, tornando-se assim uma doença patológica.
O medo é expressado através da ansiedade. E como a raiva não pode ser expressada, ela é contida para não configurar como pecado, falta de educação ou respeito.
Com isso a raiva é introjetada e vai para dentro da pessoa causando depressão.
A raiva incontrolada passa a ser agressividade, que é outra coisa que as pessoas não aprenderam a trabalhar.
As pessoas não canalizam a agressividade, a depressão nada mais é do que uma agressividade contida.
Como as pessoas não conseguem manifestar a raiva contida, passam a sentirem frustradas, passam a se martirizarem, torna-se um dor emocional, com isso ela se fecha, passa a querer ter controle de tudo.

Como não conseguem ter controle do futuro passam a serem ansiosas, já os depressivos não conseguem ter controle sobre os fatos do passado.

Normalmente as pessoas stressadas ou deprimidas são controladoras, sofrem, sentem raiva, sentem o orgulho ferido cuja à raiz é a raiva contida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário