sexta-feira, 26 de junho de 2009

CENTROS VITAIS


CENTRO CEREBRAL
Está instalado na região frontal e têm influência decisiva sobre os demais, governando o córtice encefálico na sustentação dos sentidos, ordenando as percepções de variada espécie, percepções estas que, na vestimenta carnal, constituem a visão, a audição, o tato e a vasta rede de processos de inteligência que dizem respeito à palavra, à cultura, à arte, ao saber, marcando também a atividade das glândulas endócrinas e administrando o sistema nervoso, em toda a sua organização, coordenação, atividade e mecanismo, desde os neurônios sensitivos até as células efetivas. O centro cerebral está associado à glândula pineal, à hipófise, à medula espinal e também aos órgãos dos sentidos e aos seios paranasais. Ocorrendo o bloqueio de energia nesse nível, encontraremos disfunção nesse centro vital e, conseqüentemente, algumas doenças serão manifestadas fisicamente.Exemplos de patologias: sinusites, cataratas e grandes desequilíbrios endócrinos.



CENTRO LARÍNGEO
O centro laríngeo atua sobre as principais glândulas e estruturas da região do pescoço, tais como as glândulas tiróide e paratiróide, a boca, as cordas vocais, inclusive as atividades do timo, a traquéia e as vértebras cervicais. Controla a respiração e a fonação e, por isso, é importante para a comunicação. Existe ainda uma associação entre o centro laríngeo e o sistema nervoso parassimpático (nervo vago). O centro laríngeo energiza tanto a glândula tiróide como a paratiróide, cada uma das quais produz um efeito diferente sobre o metabolismo do cálcio nas células dos tecidos ósseos. A glândula paratiróide regula o metabolismo do cálcio nas células do tecido ósseo por meio da secreção de PTH (hormônios da paratiróide), enquanto a glândula tiróide, além de produzir os hormônios tiroidianos que regulam a atividade metabólica geral das células do corpo, também produz tiracalcitonina, um hormônio que atua sobre o metabolismo do cálcio e dos ossos de maneira oposta à dos hormônios da paratiróide.As anormalidades no fluxo de energia através desse centro podem manifestar-se na forma de doenças relacionadas com a atividade celular disfuncional naquelas estruturas que dependem energeticamente do centro laríngeo.Exemplos de doenças: laringite, tiróidite, tumores nas glândulas paratiróides, câncer da laringe. Pode também provocar problemas de comunicação.



CENTRO CARDÍACO
Este talvez seja um dos centros mais importantes dos nossos corpos energéticos sutis. O centro cardíaco é assim tão importante porque seu equilíbrio é fundamental para a capacidade do indivíduo expressar amor, já que esse centro dirige a emotividade sustentando os serviços da emoção e a circulação das forças de base, assim como o equilíbrio geral. As dificuldades em aprender as lições de amor podem se manifestar como anormalidades no funcionamento do centro cardíaco, as quais, por sua vez, afetam o coração físico. O centro cardíaco proporciona também a energia nutritiva sutil aos tubos branquiais, pulmões, seios, e ainda influencia a função de todo o sistema circulatório. Uma disfunção crônica no centro cardíaco pode contribuir para a ocorrência de doenças cardíacas, derrames, doenças pulmonares e diversos tipos de debilitações imunológicas que podem deixar o organismo vulnerável a bactérias e células cancerosas.



CENTRO GÁSTRICO
Está localizado no baço, determinando todas as atividades em que se exprime o sistema hepático, dentro das variações do meio e volume sanguíneo, regulando a distribuição e a circulação adequada dos recursos vitais, em todos os recantos do veículo do qual nos servimos.Este centro fornece energia sutil nutritiva para a maioria dos principais órgãos envolvidos nos processos de digestão dos alimentos e purificação do organismo. Por ser ele o responsável pela penetração de alimentos e fluídos em nossa organização, é também o responsável pela digestão e absorção desses alimentos densos e menos densos, que de qualquer modo, representam concentrados fluídos penetrando-nos a organização. Entre os órgãos que sofrem a influência desse cen­tro incluem-se o estômago, o pâncreas, o fígado, as glândulas supra-renais, as vértebras lombares e o aparelho digestivo de uma maneira geral. Os desequilíbrios nesse centro são responsáveis por algumas patologias, tais como úlceras gástricas e duodenais, diabetes etc.



CENTRO ESPLÊNICO E CENTRO GENÉSICO
Estes centros se localizam no santuário do sexo, como templo modelador de formas e estímulos criadores, com vistas ao trabalho, à associação e à realização entre as almas.




ALINE SANTOS
É Jornalista, Terapeuta Holística, Taróloga, Professora, Escritora, Palestrante, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário