quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Síndrome do Pânico – Parte II


O que acontece no mundo de hoje, é que a vida torna-se mais difícil e sufocante a cada dia que passa, e o homem mais sufocado com a sobrevivência.

Com isto ele deixa de viver os momentos da vida. Passa o tempo no sufoco, procurando dar conta do dia-a-dia como pode.

Vem o desgaste, vem a pressão das coisas externas e o pior, a pressão interna a dar conta de tudo o que está à sua volta.

O que se vê é que este mal tem aumentado sua incidência pelas dificuldades que a vida vem impondo à humanidade.

Por isso é bom você saber que pressão gera desgaste e, em pessoas sensíveis, este desgaste pode gerar a desordem de ansiedade e o pânico.

Hoje, o que vemos é o aumento desta síndrome que pega exatamente as pessoas boas. Exatamente as pessoas honestas, de bom caráter, com mania de perfeccionismo é que são vítimas deste mal.

Que ironia! Sofre-se porque é bom, porque se faz pressão para que tudo saia bem. Veremos, a seguir, algumas explicações que podem ajudar você a ficar livre do sufoco e ter a sua proteção garantida.

A palavra Budha quer dizer aquele que foi despertado. Dentro da sabedoria difundida pelo budismo está ver o sofrimento como um sinal que desperta.

Os ensinamentos do Buda baseavam-se, portanto, na experiência da verdade do sofrimento e de como é possível cessá-lo.

De acordo com Buda, a essência dos seus ensinamentos sobre viver o sofrimento e aproveitar do que este sinal quer dizer ou despertar, está em 4 verdades:

*A verdade do sofrimento - encarar seu sofrimento; saber que a dor física pode vir de um sofrimento mental; verificar qual é o sofrimento que você está tendo e aceitá-lo. Sofrimento significa uma tristeza, uma angústia, o desejo por alguém ou algum objeto, ou uma condição que não esteja presente.

*A verdade da causa do sofrimento - o desejo é visto como a raiz do sofrimento e não a incapacidade de atingir o objeto dos nossos desejos.

*A verdade de como cessar o sofrimento - se a causa do sofrimento é o desejar as coisas, resistir ao impulso de desejar o inatingível traz paz ao momento de sofrimento; esfriar o querer, o desejar o que não se alcança; passar a desejar algo que você pega aqui e agora.

*A verdade da vida livre de sofrimento - viver de uma maneira que valoriza o momento como ele é, livre de desejos e de sofrimentos.

É o mais difícil de atingir, mas pare e pense. É simples: curtir cada minuto de sua vida integralmente, ver a beleza de cada momento, estar presente no presente de cada coisa que acontece na sua vida; o passado ficou para trás, o futuro ainda virá, mas o presente é seu, ele está com você.
*****************************************
Aline Santos é Jornalista,Terapeuta Holística, Taróloga, Cabalista, Professora, Escritora, Palestrante, e Pesquisadora de Ciências Ocultas, e atende nas áreas de Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Terapia com cristais, Reiki, Cura Prânica e Tarô Terapêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário